Segunda opinião médica. É comum encontrar pacientes insatisfeitos com os diagnósticos oferecidos por seus médicos. Seja por uma análise incompleta do quadro, pela falta de confiança com o médico que realizou a análise, ou apenas não concordar com o laudo.
O seguro saúde Mapfre passa a oferecer o serviço de Segunda Opinião Médica, voltado a pacientes que queiram obter mais informações sobre diagnósticos e alternativas para tratamento. O segurado interessado no serviço pode acessar os canais de relacionamento da companhia, que serão responsáveis por indicar um médico para guiar o processo, com todas as informações obtidas até então.
Em um dos casos atendidos recentemente pelo serviço de segunda opinião médica, um beneficiário teve detectada ruptura de tendão do ombro. O primeiro diagnóstico indicava a necessidade de cirurgia, o que resultaria em repouso e consequente afastamento de todas as atividades. Ao procurar um novo parecer, foi identificada a possibilidade de reabilitação por meio de tratamento fisioterápico, tendo a cirurgia apenas como última opção. Depois de cinco semanas de tratamento, o paciente não sentiu mais dores e pôde retomar as atividades rotineiras.
“Estima-se que 30% dos custos com saúde sejam frutos de desperdício. Ao oferecer uma alternativa de tratamento, as empresas podem realocar recursos para outras iniciativas voltadas à saúde do colaborador”, completa Tafla.
Fonte: Revista Apólice