Seguro popular chega ao mercado sendo anunciado pela Susep como um novo produto auto, que se trata de novas regras e critérios para seguro popular. A nova norma permite a utilização de peças usadas, devidamente vistoriadas pelo InMetro, vindas de empresas de desmontagem para reparo de veículos cobertos pelo seguro. Além de ser bem mais barato que o produto tradicional, segundo estimativa dos próprios seguradores, o seguro popular de automóveis, trará outra importante vantagem para segurados de menor poder aquisitivo, pois poderá ser pago em até 12 vezes de acordo com as novas normas.
Acredita-se que a modalidade irá abranger aproximadamente 65 milhões de proprietários segurados que devem ter veículos acima de 5 anos de uso para serem aceitos. A ideia é garantir acesso a condutores que andam desprotegidos colocando em risco o seu patrimônio e o de terceiros. Além disso propõe que as seguradoras ofereçam opção de oficinas de livre escolha ou de oficinas pertencentes à rede referenciada específica do produto, discriminando, nesta hipótese, as vantagens adquiridas pelo segurado.
Um detalhe importante é que só não poderão ser usadas as peças recondicionadas quando envolverem diretamente a segurança dos motoristas, como o sistema de freios, suspensão e cintos de segurança, entre outros, que poderiam colocar em risco a segurança dos segurados.
Como funciona o Seguro Popular:
- Público-alvo : Proprietários deveículos com mais de cinco anos de fabricação.
- Peça usada – Peça original obtida pela desmontagem de veículos automotores terrestres, executada por empresas especializadas e regulamentadas pela Lei 12.977, de 20 de maio de 2014.
- Indenização integral – Quando os prejuízos resultantes de um mesmo sinistro atingirem ou ultrapassarem 75% (setenta e cinco por cento) do valor contratado.
- Uso das peças – As seguradoras deverão incluir no orçamento de reparo a relação das peças usadas e/ou compatíveis utilizadas na recuperação do veículo sinistrado.
- Benefícios – Diminuição dos roubos e furtos de veículos, fruto da legalização dos chamados ferros-velhos, com impacto na diminuição dos preços dos seguros; formalização de um mercado já existente, gerando mais empregos com carteira assinada, negócios e impostos; melhoria ambiental, pois haverá regras para descartes de peças e fluídos.
Sobre a Maior Seguros
Há 16 anos no mercado em Campinas, a Maior Seguros é uma das principais corretoras de seguros do Brasil, possui parceria com as mais renomadas seguradoras. Seguro Auto é com a Maior Seguros. Em Campinas (SP) e em todo o Brasil, seguro é com a Maior Seguros.
Fonte: CQCS