Seja na hora de vender ou comprar um carro ou no momento da contratação do seguro de automóvel, o proprietário do veículo sempre se depara com o termo tabela fipe. Mas você sabe o que é tabela fipe? Qual a função dela? De que forma ela influencia na contratação do seu seguro de automóvel?
Hoje a Maior Seguros responde a todas essas dúvidas e muito mais.
O que é tabela fipe?
A tabela fipe nada mais é do que um índice disponibilizado mensalmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e que traz os valores médios de compra e venda de cada modelo de automóvel brasileiro.
Para que serve a tabela fipe?
A tabela fipe tem muitas funções no mercado de automóveis. Os valores divulgados mês a mês pela FIPE servem como base para o comércio de automóveis no país e também como base de cálculo para a cobrança do IPVA. É com base na tabela fipe que as seguradoras determinam também o valor do automóvel segurado.
Portanto saber o que é tabela fipe é fundamental para entender sua influência direta nas indenizações dos seguros de automóvel.
As indenizações a serem pagas pelas seguradoras em casos de sinistro têm como referência o valor médio da tabela fipe do mês de pagamento da indenização, ou seja, o segurado está sujeito a valorização ou desvalorização do seu bem, inevitavelmente.
Vejamos um exemplo: Você contrata um seguro para o seu automóvel em junho e a tabela fipe deste mês indicava que o veículo valia R$ 50.000,00. Se o seu veículo for roubado em dezembro, por exemplo, e não for encontrado e a sua indenização for liberada ainda em dezembro, a sua seguradora usará como base de referência a tabela de dezembro para pagar a indenização. Ou seja, se tabela fipe de dezembro indicar que ele está valendo R$ 48.000,00, será esse o valor que será pago como indenização.
Também é muito importante enfatizar que a tabela fipe não considera os valores de acessórios e opcionais do veículo. Então se você quiser garantir esse tipo de cobertura em caso de sinistro, vai precisar incluir uma cobertura adicional em sua apólice.
As seguradoras oferecem ainda a opção de contratação com previsão de indenização de até 110% da tabela fipe, justamente para os casos em que os veículos possuem equipamentos e acessórios diferenciados. Assim esse percentual adicional contratado, poderá ser utilizado para a recomposição do acessório.
O que é a contratação do seguro como Valor Determinado?
Agora que você já sabe o que é tabela fipe, o próximo passo é entender que nem sempre ela é utilizada como base nas apólices de seguro de automóvel.
A tabela fipe só é usada como referência para o pagamento de indenização integral do veículo quando a apólice do seguro de automóvel usa como base a chamada contratação com base no Valor de Mercado Referenciado (VMR).
O segurado, entretanto, tem uma alternativa, que exclui a tabela fipe da base de cálculo nas apólices de seguro. Trata-se da contratação do seguro como Valor Determinado. Neste caso, a indenização em caso de sinistro em que for devida a indenização integral, vai corresponder ao valor informado pelo Segurado e impresso na apólice do seguro.
Independente de qual seja a forma de contratação do seguro de automóvel, o fundamental é poder contar com o apoio e o suporte de uma corretora séria e experiente como a Maior Seguros.
Procure um de nossos consultores!