Comprar um carro é uma conquista e tanto. E, como os veículos automotivos são bens de alto valor, é importante mantê-los bem cuidados e seguros. Uma das formas mais efetivas de fazer isso é contratar seguro para carro. Dessa forma, você o mantém protegido contra vários males e adversidades, como roubos e acidentes, por exemplo, que assustam muitas pessoas e que podem colocar a máquina de quatro rodas em sérios riscos. São episódios imprevisíveis, infelizmente, mas que podem causar enorme prejuízo. Saiba agora como funciona o seguro de carros e quais são as vantagens de ter um.
Como iniciar a busca por seguros para carros
Os primeiros passos para conseguir um bom seguro para o seu carro são por meio de pesquisas detalhadas e realização de orçamentos. Para tanto, é preciso buscar por seguradoras que ofereçam contratos e condições interessantes de pagamento, que estejam de acordo com a sua situação financeira e necessidades. Uma vez escolhida a seguradora, é hora de montar um plano personalizado, avaliar novamente e fechar o acordo. Simples assim.
Porém, é preciso ter todas as informações necessárias em mãos para não adquirir um seguro que cobre poucas coisas (ou aquilo que apresenta menos riscos para o seu veículo, especificamente) e que, mesmo assim, sai caro para o seu bolso. Por isso, a escolha do corretor de seguros é de extrema importância, pois somente ele poderá avaliar as suas necessidades e projetar o seguro ideal, de acordo com as suas necessidades.
A Maior Seguros possui consultores especializados, que indicarão o seguro ideal para o seu carro, que cabe no seu bolso e que garante a sua tranquilidade no momento de um sinistro.
Por isso, estude com cautela e não tome decisões impulsivas. Sempre realize cotações com mais de uma seguradora e peça por opiniões de pessoas em quem confia e que podem lhe auxiliar melhor nessa questão.
Fatores que podem influenciar no preço do seguro do carro
Perfil: o perfil nada mais é do que a utilidade que é dada ao carro (passeio, transporte, etc.). Ele é traçado pelas seguradoras como forma de avaliar potenciais riscos. Além disso, também é traçado o perfil do proprietário do veículo. Idade, sexo, tempo de habilitação, quilometragem rodada por mês ou por ano. Tudo pode influenciar a conta. Quanto menor o risco de perfil, menor o valor do seguro.
Veículo: o bem segurado também é estudado e avaliado pelas seguradoras antes do preço final. Modelos mais visados, com grande incidência de roubos, apresentam mais risco e, por consequência, têm seguros mais caros. Geralmente, automóveis esportivos e campeões de venda figuram entre os seguros mais altos.
Região: a local em que você mora e circula mais com o carro também é fator para determinar o preço do seguro. Se a região apresenta altos índices de criminalidade, o comportamento dos motoristas é mais agressivo ou não há muitos lugares seguros para deixar o carro (garagens, estacionamentos, etc.), o seguro pode ficar mais caro. Carros usados em Curitiba, por exemplo, podem ter preços diferentes dos usados em São Paulo, do Rio de Janeiro e assim por diante.
Termos comuns ao contratar seguro para carro
Sinistro. Diferença entre roubo e furto. Perda Parcial. Você sabe o que esses termos significam? Ao contratar seguro para carro, esses termos são essenciais para que você compreenda os processos e vantagens que uma seguradora pode lhe oferecer. Confira!
Roubo: é quando o item (o carro, no caso) é levado com o proprietário presente na situação (mesmo que apenas por meio da observação).
Furto: quando o bem é roubado, mas sem a presença ou observação do dono no momento do acontecimento.
Sinistro: é o nome do processo que a seguradora abre quando é acionada, seja para roubos furtos ou batidas.
Perda parcial: quando o preço do conserto do carro não ultrapassa 75% do valor da máquina.
Perda total: ao contrário da perda parcial, é quando o valor de conserto do carro ultrapassa os 75% do preço do veiculo. A perda total pode ser causada por acidente, incêndio ou alagamento (apenas por água doce).
Franquia: utilizado apenas em casos de perda parcial, a franquia consiste na participação do segurado no processo do sinistro. Ou seja, o proprietário paga parte do conserto, conforme seu valor de franquia, e a seguradora cobre o restante.
Danos a terceiros: serviço extra que cobre valores de consertos a terceiros em casos de acidentes causados pelo segurado.
Em meio a esses serviços e termos, são dois os tipos de seguros mais oferecidos pelas seguradoras. O primeiro deles é para casos mais extremos, e cobre casos de roubo, furto e incêndio. Já o segundo, além de proteger contra esses casos mais radicais, também apresenta cobertura para episódios de acidentes. Lembrando que, para danos a terceiros, geralmente é cobrado um valor adicional, já que é um serviço extra.
Mais serviços para o carro
Além de tudo isso, a seguradora também oferece outros serviços agregados a quem deseja uma cobertura mais completa. São coberturas como guincho, carro reserva e até atendimento e manutenção diretamente na casa do segurado, caso necessário. Há, inclusive, seguros para áreas e apetrechos específicos do carro, como vidros e som. Tudo depende do quanto você pode gastar pela segurança do seu automóvel.
Acionando o seguro
Em caso de roubos ou furtos, a atitude correta é ligar para a Maior Seguros e avisar sobre o fato. Nesse caso, o valor total do carro será integrado ao segurado, processo que pode levar até três dias (se for comprovado que o roubo não foi forjado e o favorecido levar todos os documentos necessários à seguradora). Depois disso, se o carro for encontrado, vira propriedade da empresa.
Para acidentes, o simples acionamento da companhia é o suficiente. Todavia, se o acidente envolver terceiros, é preciso realizar um Boletim de Ocorrência (B.O.) para que fiquem registrados os dados dos envolvidos e o fato em si. Se o seguro cobrir reparos em acidentes envolvendo outras pessoas, consulte-nos para entender melhor sobre como proceder.
Se gostou deste artigo, compartilhe com seus conhecidos. Certamente algum deles pode estar precisando contratar um seguro neste exato momento!
Em suma, obter um seguro é uma proteção e tanto. Evita dores, ao contratar seguro para carro escolha a Maior Seguros, uma corretora há mais de 19 anos no mercado.