Funcionamento : 2ª a 6ª - 8h/18h
  Telefone/WhatsApp : (19) 3756-2700. Clique aqui para entrar direto no WhatsApp.

Seguros e o Coronavírus

Seguros vs Coronavírus

Hoje a Maior Seguros fala sobre seguros e o Coronavírus.

O Brasil enfrenta neste momento uma pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e entre as muitas dúvidas que estão surgindo neste período, estão também aquelas relacionadas aos seguros.

A Maior Seguros utiliza agora o Quadro Maior Responde para auxiliar você, segurado, a obter a melhor assistência possível diante da epidemia, caso você ou algum familiar tenha suspeita de contágio ou então seja acometido pelo novo Coronavírus.

Para orientar você, segurado, nesse momento crítico e de tanta incerteza, a Maior Seguros buscou informações seguras e oficiais, originadas de órgãos oficiais e das próprias seguradoras.

 

Seguros e o Coronavírus

Ao falarmos de Coronavírus existem três tipos de seguros envolvidos: o Seguro Viagem, o Seguro de Vida e o Seguro Saúde.

 

Seguro viagem

Para quem está viajando ou com a viagem marcada para o exterior, a principal dúvida é se o seguro viagem cobre possíveis gastos de saúde caso o turista seja diagnosticado com o Coronavírus.

Até que a doença fosse declarada uma “pandemia”, as seguradoras estavam cobrindo os primeiros atendimentos, o diagnóstico e até o tratamento, ou seja, o segurado tinha cobertura. Mas a partir do momento em que a Organização Mundial de Saúde classificou o Coronavírus como pandemia, as operadoras passaram a cobrir apenas os custos com os primeiros socorros, simplesmente porque surtos, epidemias e pandemias são excluídos das condições gerais do Seguro viagem.

Seguro Viagem vs Coronavírus

Entenda como funciona o seguro viagem com o Covid-19

Portanto neste momento, no caso do Seguro viagem, o segurado tem cobertura apenas até o diagnóstico. Se o Covid-19 é constatado, o segurado passa aos cuidados do sistema de saúde local ou tem que custear de forma particular as despesas com o tratamento.

 

Seguro de Vida

No caso do Seguro de Vida, a situação é bem semelhante. Assim como no Seguro viagem, surtos, epidemias e pandemias são excluídos das condições gerais, ou seja, se o segurado tiver a morte causada pelo Coronavírus, não haverá cobertura do seguro de vida.

Em alguns países, os Seguros de Vida cobrem mortes causadas por epidemias e pandemias, mas não é o caso do Brasil. No nosso país todas as seguradoras excluem pandemias e epidemias das condições gerais na apólice.

 

Há exceções

Embora as seguradoras excluam pandemias e epidemias das condições gerais dos Seguros Viagem e Seguro de Vida há, no entanto, algumas exceções.

Até mesmo por se tratar de uma situação de calamidade pública e por questão de solidariedade, algumas seguradoras estão aceitando por conta própria. Há, inclusive, um apelo da FENACOR (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros) para que as empresas tenham solidariedade nesse momento e não excluam pandemias das condições gerais.

Nesse sentido, algumas seguradoras já mudaram de posição e passaram a indenizar mortes em razão do Coronavírus. É, portanto, uma forte tendência, mas ainda não há regra. Então em caso de dúvidas, consulte a Maior Seguros!

 

Seguro Saúde

O Seguro viagem é o tipo de seguro que mais tem sido procurado neste momento. E não é a toa. É o único seguro que oferece cobertura nessa epidemia atual de Coronavírus.

A Maior Seguros consultou a maioria das seguradoras e todas elas afirmaram que não há qualquer restrição de atendimento ao paciente com suspeita ou com confirmação de Covid-19.

Seguro Saúde vs Coronavírus

Coronavírus e o Seguro Saúde: entenda

Portanto, o segurado tem cobertura para os custos com o primeiro atendimento, com o próprio diagnóstico e com o tratamento também.

Há, no entanto, algumas considerações.

 

Cobertura do exame de diagnóstico pelos planos de saúde

Os planos de saúde estão cobrindo os exames de diagnóstico do Coronavírus, seguindo o protocolo e as diretrizes definidas pelo Ministério da Saúde e de acordo com a resolução normativa nº 453 de 12/03/2020 da Agência Nacional e Saúde Complementar (ANS), porém o exame não é autorizado para qualquer tipo de caso. Os planos só cobrem esse exame em casos considerados suspeitos ou prováveis de doença pelo Covid-19.

São considerados casos suspeitos quando o paciente tem histórico de viagem para países com transmissão sustentada ou área com transmissão local nos últimos 14 dias. O exame também é autorizado pelo plano quando o paciente teve contato nos últimos 14 dias com alguém que tenha suspeita do Covid-19 ou tenha a doença confirmada. Em ambos os casos o exame é realizado apenas se a pessoa também apresenta febre acima de 37,8º e pelo menos um dos seguintes sintomas: tosse, dificuldade para respirar, escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, dispneia (falta de ar), saturação de oxigênio menor que 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal.

Para que o plano de saúde cubra o exame de diagnóstico do Coronavírus, é obrigatória a indicação médica para casos classificados como suspeitos ou prováveis. Ou seja, não basta ter plano de saúde e se dirigir por conta própria para um laboratório.

 

Como agir se você estiver com os sintomas?

Primeiro precisamos esclarecer que em 80% dos casos, os sintomas do Coronavírus são semelhantes a uma gripe. Então se você está com coriza ou um leve mal-estar, a orientação da OMS é ficar em casa, se alimentar bem, tomar analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas e aguardar.

Agora se apresentar febre e tosse, a orientação é procurar o seu médico do plano de saúde. Em caso de falta de ar, o caso é mais urgente ainda. Procure imediatamente um serviço de emergência. Ao procurar o serviço de emergência, serão adotados os procedimentos citados acima.

 

O plano de saúde cobre o tratamento?

Caso o diagnóstico seja confirmado, os planos de saúde devem cobrir o tratamento sim.

Cabe ressaltar que não há tratamento específico para o Coronavírus. Os pacientes infectados recebem medicação como analgésicos e antitérmicos apenas para aliviar os sintomas. O tratamento indicado pelo Ministério da Saúde é repouso e ingestão de bastante água e líquidos.

De qualquer forma, a cobertura do tratamento a pacientes diagnosticados com Covid-19 já é garantida a beneficiários de planos de saúde, conforme a segmentação (ambulatorial, hospitalar ou referência) contratada. Caso seja necessária internação, o beneficiário terá direito se tiver contratado essa cobertura na apólice. É importante consultar a sua operadora antes de se dirigir a hospitais ou outras unidades de saúde.

 

Vamos fazer a nossa parte

Independente de ter um seguro que possa te dar cobertura em caso de suspeita ou confirmação do Coronavírus, o mais importante nesse momento é cada um fazer a sua parte para diminuirmos a velocidade da propagação do vírus em nosso país.

Para isso, nesse momento é fundamental o isolamento social para nos proteger do contágio e, assim, evitar que o problema avance e proteger as pessoas ao nosso redor.

A ordem é sair de casa apenas em caso de extrema necessidade. Evite locais com aglomeração de pessoas ou por onde circulam muitas pessoas. O ideal, para quem pode, é permanecer em casa e trabalhar em casa.

Quando nos expomos desnecessariamente, aumentamos o risco de contrair o Covid-19 e mesmo que tenhamos sintomas leves, poderemos transmitir a doença a pessoas que podem apresentar sintomas mais graves (idosos, pessoas diabéticas ou hipertensas etc). Caso precise sair de casa, fique atento aos procedimentos de higiene, lavando bem as mãos, utilizando álcool em gel, mantendo roupas e sapatos higienizados.

Não é momento de pânico. É preciso paciência, união e que cada um faça a sua parte. Basta que nos cuidemos para que a epidemia seja controla em um curto espaço de tempo. Em breve teremos vencido essa importante batalha e nossas vidas voltarão ao normal.

No meio desta batalha, conte com a Maior Seguros para esclarecer suas dúvidas e te manter informado sobre como se proteger contra o Coronavírus.