De acordo com o DPVAT, os pagamentos de indenização com sinistros em caso de morte ou invalidez permanente por acidente de trânsito vem aumentando gradativamente nos últimos anos. Diversos tipos de práticas contribuem para esse aumento, porém, é inegável que o uso do celular ao dirigir é a principal delas.
Qual o resultado da direção com o uso do celular?
Nos Estados Unidos foram feitos alguns testes para medir a precisão da direção dos motoristas enquanto executavam as tarefas no celular, os resultados foram impressionantes. A utilização do celular aumenta significativamente o risco de acidentes no trânsito em razão da distração que é causada ao motorista e da diminuição dos seus reflexos na condução do veículo. Os resultados mostraram que apenas digitar uma mensagem aumenta em 23 vezes as chances de sofrer um acidente de trânsito, em função dos segundos perdidos de distração.
Existem medidas punitivas para o uso do celular ao dirigir
Dados da Polícia Rodoviária Federal informam que, somente no primeiro semestre de 2017, cerca de 10,5 mil multas foram aplicadas aos motoristas que utilizaram telefones nas rodovias federais. A infração é gravíssima e a multa é de R$ 293,47 e o infrator ainda perde 7 pontos na carteira.
Além das sanções administrativas, o cliente de seguro pode, em caso acidente, se for comprovado o uso do celular, perder o direito ao recebimento do seguro por conta do agravamento de risco de forma intencional que essa prática causa.
Como evitar o uso do celular ao dirigir?
De acordo com pesquisas realizadas pelas montadoras, os condutores querem cada mais carros conectados. Em função disso a solução é desenvolver soluções que reduzam a desatenção.
Sistemas que funcionam por comandos de voz integrado aos celulares, como o Android Auto e o Apple Car Play, já estão presentes em alguns automóveis populares.
O aplicativo é ligado automaticamente toda vez que o dono do celular dirige um veículo. Ela ativa o modo silencioso no celular e envia respostas automáticas para todas as notificações recebidas pelo aparelho, de modo que o motorista não se sinta tentado a dar aquela “pequena olhadinha” na tela do celular.