Comprar um carro não é fácil. É preciso se planejar e investir um bom dinheiro para adquirir o modelo e marca desejadas. São vários os gastos para tirar um dos carros da loja e levar para casa. Por isso, é preciso sempre se precaver para não perder todo o dinheiro investido a qualquer momento.
Ninguém está livre de se envolver em um acidente ou até mesmo ser uma vítima da criminalidade crescente do país. Por isso, não é certo brincar com a sorte e é preciso prever no seu planejamento os gastos com o seguro automotivo para garantir que o seu dinheiro investido esteja seguro enquanto você circula tranquilamente com o seu carro. Separa dicas pára você escolher o melhor seguro auto!
Por isso, é indispensável a contratação de um seguro automotivo. Mas logo no início das pesquisas e orçamentos você se depara com algumas dúvidas: seguro completo ou básico? Contra terceiros? Quais tipos de indenização? Se você está com essas dúvidas e quer saber um pouco mais sobre as diferenças e como são calculados os preços, separamos informações muito importantes para você neste post. Acompanhe!
Por que contratar um seguro automotivo?
Essa é a primeira pergunta que vem a cabeça do proprietário quando ele decidir comprar um carro zero quilômetro ou então um Golf seminovo, por exemplo. Seria um gasto desnecessário? Um excesso de cuidado? Por que contratar o seguro?
Uma apólice de contrato de seguro automotivo garante que em caso de perda total do veículo, ou seja, quando carro não tem condições de rodar ou foi roubado, o proprietário irá ser ressarcido do valor constante na apólice de seguro. Esse prêmio do seguro é definido diante dos termos da contratação, mas via de regra, o valor é calculado com base na Tabela Fipe do momento da aquisição do seguro.
Ninguém está livre de se envolver em acidente ou ter o seu veículo roubado. Por sorte, e muita cautela, pode ser que o condutor nunca se envolva numa situação de sinistro na vida, mas como contar somente com essa condição da causalidade? Talvez não aconteça, porém se acontecer, é melhor ter o seu investimento garantido, não é mesmo? O melhor seguro auto garantirá a sua proteção.
A diferença entre a cobertura básica e a completa
Ao buscar por seguros automotivos o cliente se depara com várias opções de coberturas. Aquela que abrange tudo é a completa, que faz o ressarcimento do cliente mesmo que ele seja uma vítima de um acidente de trânsito, e não o causador por exemplo. Mas se for o contrário, essa apólice também cobrirá os danos do outro veículo envolvido, dentro do limite estipulado no contrato.
Ou seja, a contratação de uma apólice de seguro completa é a garantia integral de que o seu veículo estará coberto em várias situações em que o bem possa ser perdido em sua totalidade. Ou em caso de perda parcial, como em acidentes, o carro possa ser recuperado somente mediante pagamento da franquia estipulada em contrato.
No caso de seguros básicos ou contra terceiros, o cliente somente terá direito a coberturas e indenizações que estão previstas em contrato. Por exemplo, se o motorista bate no carro de outra pessoa, o seguro cobre os custos com o reparo do carro da vítima, mas não do carro do titular da apólice. O veículo veiculo oferece proteção apenas contra terceiros e não deixa de estar protegido, porém são inúmeras as desvantagens para o cliente, mas é muito utilizado por ser uma maneira barata de assegurar possíveis prejuízos com terceiros.
A cobertura completa cobre vários itens
Mesmo com um preço um pouco mais elevado do que a cobertura básica, esse tipo de seguro possibilita que o motorista tenha mais garantias de ressarcimento em caso de acidentes, roubo e furto de veículos. O seguro completo cobre:
- Colisão
- Incêndio
- Furto e roubo
- Serviços de assistência 24 horas
- Serviço de transporte do veículo
- Danos materiais e corporais para os ocupantes e de terceiros
- Indenizações parciais ou totais
- Indenização por danos morais
Dicas para escolher o melhor seguro auto
Não importa o tipo de veículo, se um Focus usado ou um BMW nova, todos os carros são passíveis de serem assegurados, principalmente se não tiverem nenhum registro de sinistro anterior que inviabilizem a circulação do carro.
Se você está buscando informações para fazer o melhor seguro auto, separamos algumas dicas interessantes para conseguir fechar o melhor negócio.
Faça uma pesquisa de preços
Utilize a internet para fazer diferentes cotações de preços com várias empresas. Faça a cotação nas melhores corretoras de seguros do mercado, porque possivelmente elas poderão oferecer os melhores valores, condições de pagamento diferenciadas e você ainda contará com o auxilio de consultores especializados que avaliarão o seu perfil e indicarão o melhor tipo de seguro, de acordo com as duas necessidades.
Não se foque somente no preço, observe as propostas e defina quais itens são mais relevantes para o seu perfil. Por exemplo, carro reserva, quilometragem de guincho, assistência 24 horas, entre outros itens.
Seja mais transparente no questionário perfil, isso fará muita diferença no valor final da sua apólice de seguro do seu carro.
Personalize sua apólice
Defina quais são as coberturas que você não abre mão e quais são as mais relevantes para o seu contrato. Por exemplo, se você não utiliza o carro reserva, não contrate esse serviço. Mas o ideal é manter um prêmio por indenização mais alto, ou até mesmo valores de indenização para conserto de veículos de terceiro mais elevados, a chamada cobertura de Danos Materiais. Quem sabe o dia que uma Ferrari irá cruzar a sua frente e você não consegue parar? Nunca estamos livres, por isso esses itens podem merecer mais a sua atenção.
O valor da franquia
Reflita sobre os seus hábitos atrás do volante e também sobre o seu histórico de envolvimento em acidentes. Levando em consideração esses fatores faça a opção por uma franquia reduzida, onde o valor em caso de acionamento do seguro é mais baixo. Ou a franquia normal, que você paga mais barato pela apólice de seguro, mas em caso de acidente, você tem que pagar uma franquia mais alta. Isso depende do perfil do contratante!
Gostou deste post sobre os motivos e dicas para contratar o melhor seguro auto? Então aproveite e compartilhe este post com os seus amigos por meio das suas redes sociais!