O conceito de rastreamento e monitoramento ainda dá margem para dúvidas. O monitoramento é o processo para acompanhar o passo a passo que esteja sendo dado pelo veículo. Utilizado pelas empresas para o gerenciamento de frotas (para saber online se uma carga está próxima do local de destino, se houve um desvio da rota ou se haverá atraso na entrega em virtude de um congestionamento, por exemplo), as soluções desenvolvidas para tal finalidade utilizam a tecnologia GPS e GPRS.
Já o rastreamento não tem a finalidade do acompanhamento simultâneo, assim como não pontua a localização de um veículo na tela de um computador. O conceito de rastreamento se aproxima mais da procura de sinais para encontrar o objeto perdido ou roubado. Por isso, os produtos desenvolvidos utilizam a tecnologia da radiofrequência, considerada ideal para os casos de roubo e furto.
De acordo com Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny e da Gristec (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Riscos e de Tecnologia de Rastreamento e Monitoramento), “em um País como o Brasil, que tem grandes dimensões com altos índices de criminalidade, precisamos ter soluções distintas para necessidades tão diversas. Só assim podemos ser eficientes, seja no monitoramento ou no rastreamento”.
Fonte: Revista Apólice